+351 965 111 961 geral@gata-gineta.pt

Sobre

Descubram a história e a equipa da Gata-Gineta.

A origem da Gata-Gineta

Helena Oliveira e Rita Costa conhecem-se desde sempre. É daquelas amizades com tão forte ligação familiar que o facto de o mesmo sangue não lhes correr nas veias é um mero pormenor.

Quando as mães de ambas se conheceram ainda na primária, jamais poderiam prever o trabalho que as filhas, tantas décadas depois, iriam concretizar em conjunto na Gata-Gineta.

A Essência Criativa

Os perfis distintos, as peculiaridades quase antagónicas e os percursos profissionais diferenciados de cada uma, sempre sustentados por um forte elo emocional onde o respeito mútuo impera, estão na base da essência criativa deste centro de artes.

 

 

2014: Nasce a Gata-Gineta

A vontade de abrir um espaço dedicado à interdisciplinaridade artística era já acalentada nos anos anteriores à inauguração da Gata-Gineta e, em Setembro de 2014, alavancada por uma mudança em simultâneo tanto no rumo profissional da Helena como da Rita, a ideia concretizou-se finalmente.

Desde então, a identidade da Gata-Gineta tem sabido enraizar-se no panorama sintrense da oferta formativa no âmbito das artes e ofícios, ao mesmo tempo que aposta no desenvolvimento dos seus próprios produtos de autor, sobretudo na área do calçado personalizado.

Quem Somos

Mais do que colegas, somos família! Construímos a nossa vida pessoal e profissional em constante ligação e apoio.
Helena Oliveira

Helena Oliveira

Co-fundadora e criativa

Desenha desde sempre e começou a utilizar a arte como catalisador ainda em criança. Esta tem sido a forma ideal que encontrou para se expressar mas, mais ainda, sempre que deseja tornar algo palpável: “Qualquer coisa que queira muito na vida, desenho primeiro e já é meio sonho realizado”, assume. O sentido prático é mesmo uma das particularidades que aplica à criatividade. Ao longo da vida, ainda antes de ter uma ideia, começa muitas vezes de imediato a criar. O seu percurso profissional tem sido pautado pela diversidade. Explorou um café, com forte componente artística, e trabalhou como vitrinista freelancer, entre outras profissões, sempre em sintonia com a sua natureza ávida por novas experiências. As pessoas com quem se cruza pelo caminho, admite, são as únicas “coisas” que preza para a vida.  
Rita Costa

Rita Costa

Co-fundadora e ceramista

Em criança aspirava ser veterinária, mas o gosto pela arte acabou por a conduzir à Escola Artística António Arroio, ao Curso Profissional de Cerâmica. Seguiu-se o bacharelato em Design e Tecnologia para a Cerâmica na ESAD e uma especialização no CENCAL, em Cerâmica para Designers. Iniciou a carreira nesta área na Fábrica Viúva Lamego, de onde saiu para investir na formação pedagógica para formadores. Foi professora de Educação Visual e Tecnológica do 2º ciclo e 3º ciclo e, no secundário, das disciplinas de Fotografia e Vídeo. Nesta altura, assume, “apaixonei-me pelo ensino”. Foi formadora em Desenho Técnico na associação AVIVAR e é, desde 2014, sócia-gerente e ceramista da Gata-Gineta – Centro de Artes e, desde meados de 2017, professora de cêramica, de desenho e de costura criativa da Sintricare.

A Ligação a Sintra

A ligação a Sintra, que ambas partilham, reflete-se tanto na seleção do nome, já que a Gineta – um viverrídeo entre o gato e raposa – é uma das espécies autóctones do Monte da Lua, como pela aposta na Estefânia de Sintra como área geográfica para implementar a Gata-Gineta Centro de Artes.

Este é um projecto vivo, graças ao espírito das mentoras Helena Oliveira e Rita Costa, que o desenvolvem à medida, em consonância com os três diferentes espaços que já ocupou, sempre reinterpretado e afinado ao sabor das ideias concretizadas pelas pessoas que lhe dão alma.

Contactem-nos!

Telefones Gata-Gineta

(+351) 965 111 961 | (+351) 963 595 129

Email Gata-Gineta

geral@gata-gineta.pt